sábado, 24 de março de 2012

Mestre Dezinho

Mestre Dezinho - Arte Santeira do Piauí
José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho, nasceu em 2 de março de 1916 em Valença do Piauí. Desde pequeno fazia miniaturas em madeira servindo-se de faquinhas e canivetes, que são ainda as suas únicas ferramentas de trabalho. Dezinho viveu grande parte de sua vida como mestre carpinteiro fazendo portas, balcões, tetos e vez por outra, um santuário. Há mais de 38 anos, já casado e com seis filhos, mudou-se para Teresina, onde começou a trabalhar como vigia noturno da pracinha do bairro Vermelha e, nas horas de folga, como carpinteiro na Igreja da Vermelha, que estava em construção.
Ao término das obras da Igreja em 1966, o Padre Carvalho, que gostava dos ex-votos que vira Dezinho fazer, chamou-o para esculpir um Cristo. A sua obra foi de tal forma apreciada que lhe encomendaram logo todas as outras peças da Igreja, sendo atualmente um dos locais mais visitados por turistas, em Teresina.
Dezinho continuou suas obras, expondo em coletivas e individuais, sendo escolhido pela critica especializada, como autêntico escultor brasileiro, representando o Piauí, sempre que se faz necessário.
Foto